O Bistrô

IMG_9808 IMG_9792 IMG_9802-2

O Bistrô que é uma surpresa

O Bistrô Escondido nasceu em 2014 da vontade do casal Roberta e Matthias Seidel de oferecer algo diferente para a cidade. Os dois – ela, brasileira, ele, alemão – já haviam morado em vários países do mundo e resolveram se radicar em Brasília, onde viram a possiblidade de realizar uma proposta gastronômica centrada na originalidade do lugar e na qualidade da comida.

O nome “O Bistrô Escondido” surgiu de uma brincadeira que remete ao carro chefe da casa, os escondidinhos, e à localização do restaurante, no subsolo da comercial da 213 Norte.  A ideia foi adaptar o conceito de bistrô ao gosto brasileiro, oferecendo um ambiente despojado e, ao mesmo tempo, aconchegante.

Bistrô é um tipo de restaurante criado após o fim da Segunda Guerra Mundial. Para superar a crise econômica que se instaurou, as mulheres abriam suas próprias casas para vender comida, com as mesas colocadas na rua. Essa é a inspiração da casa amarela d’O Bistrô, com mesas distribuídas no corredor (rua), no beco e na varanda, diferente de tudo que já se viu em Brasília, causando surpresa ao chegar.

Delícias

A cozinha é comandada pelo paulistano Arthur Gulfi, que se tornou chef em Torino, na Itália. A culinária mediterrânea combinou perfeitamente com o tempero brasileiro d´O Bistrô Escondido.

Lá, o cliente vai sempre encontrar o melhor escondidinho.  São sete tipos diferentes de escondidinhos salgados e quatro de escondidinhos doces. O destaque vai para o Escondidinho Portuga: lombo de bacalhau, tomates cereja, azeitonas pretas, pimentão, purê de batatas e requeijão cremoso gratinado. O campeão de vendas e amado pelos brasileiros é o Pioneiro: Carne de charque desfiada e acebolada, coberta por musseline de macaxeira e requeijão cremoso gratinado.

O cardápio também contempla risotos, massas, carnes e peixes.

Mas a criatividade de Gulfi e as receitas trazidas das viagens de Roberta e Matthias fazem do cardápio um item sempre novo. Comida alemã, sanduíches especiais e petiscos originais são oferecidos para o cliente se surpreender a cada visita.

Entre as sobremesas, o Hermano encabeça a lista de queridinho da casa. É feito com maçã verde levemente caramelada, coberta com creme de doce de leite argentino, raspas de limão siciliano e farofa de castanha do pará.

O Bistrô Escondido conta ainda com carta de vinhos e vários rótulos de cervejas especiais, cachaças e licores.

Programação

A semana n’O Bistrô nunca é monótona. Nas noites de segunda a quarta-feira, tem rodízio de escondidinho. As quartas-feiras são dedicadas às mulheres, que têm direito a uma promoção de garrafa de espumante.  Mas isso não impede a companhia dos homens.

Tem promoção de All You Can Drink. Tambem  tem a vez do BistroBurguer, um delicioso hambúrguer feito pelo chef da casa. De vez em quando, entra no cardápio a música ao vivo, com o melhor do jazz, rock e choro tocados por excelentes músicos da capital. – segue as novidades nas redes sociais e aqui na nossa pagina

O Bistrô também oferece o vinho Escondido (um delicioso e equilibrado corte Merlot/Cabernet, proveniente da Serra Gaúcha). No natal de 2015, o destaque foi a cerveja Bistrô Bier, já esgotada, feita com semente de imburana, um ingrediente também  usado no pudim da casa, que dá um sabor especial à bebida e ao doce. Devido ao sucesso, O Bistrô pretende reeditar a cerveja em breve.

No almoço, de segunda a sexta, das 12h às 15h, O Bistrô Escondido oferece pratos executivos, com opção light e vegetariana, além dos pratos do cardápio.

Prêmios

O Bistrô Escondido foi o vencedor dos prêmios no Festival Bar em Bar 2015:

- Melhor Petisco

- Melhor Atendimento

- Garçon Destaque

 

Fotos: Raquel Aviani